A importância das Catequinas e Proantocianidinas
- Kate Sotero
- 10 de set. de 2019
- 2 min de leitura
As catequinas e as proantocianidinas pertencem à família dos flavonóides, compostos antioxidantes que actuam face ao envelhecimento.
Estas pequenas fadas antioxidantes têm propriedades anti-cancerígenas, anti-inflamatórias, protegem a saúde do fígado e da vesícula, previnem o aparecimento do mau colesterol (LDL), ajudam na prevenção da formação de cálculos biliares, previnem infecções urinárias para além de protegerem o desgaste das articulações.
Na área das estética médica as catequinas são também usadas em cremes e tratamentos anti-envelhecimento, por ajudarem a prevenir o desgaste celular.
A nossa pele está exposta a muitos factores externos que vão agredindo o seu bem-estar geral, como a exposição ao sol em demasia, os ingredientes menos bons nos cremes, o ar poluído, a correria do dia-a-dia e muitos outros factores que diminuem as defesas naturais do nosso organismo começando a formar radicais livres, dando espaço para que o nosso organismo entre num processo de "stress oxidativo" que começa a dar sinais de envelhecimento prematuro.

O envelhecimento prematuro pode ser visto através de pequenos detalhes que o nosso organismo nos vai deixando, como o cabelo mais fraco, baço, a pele seca, com sulcos, rugas, falta de brilho, as unhas sem força, olhos sem vida ou com pequenos derrames, entre outros sinais.
Para evitar tudo isto a nossa maior "arma" é a alimentação e os produtos que colocamos na nossa pele. Os anti-oxidantes são uma ajuda preciosa no que respeita ao combate do envelhecimento precoce pois ajudam a prevenir lesões oxidativas e a reforçar o nosso sistema imunitário de forma completa.
Deixo aqui uma pequena lista dos alimentos com altos níveis de catequinas e proantocianidinas:
- Chá-verde
- Uvas (principalmente na grainha)
- Arandos
- Mirtilos
- Framboesas
- Amoras
- Cerejas
- Feijão
- Figos
- Morangos
- Espargos
- Cacau
- Canela
Com amor,
Kate







Comentários