Aumentar a Energia Vital
- Kate Sotero
- 25 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de set. de 2019

Prana, Chi, Qui, como conhecido em várias culturas é a energia que percorre todas as nossas nadis, permite-nos expandir a nossa aura e sentir vitalidade.
Sem prana não conseguimos realizar nenhuma acção, porque sem energia não há acção.
Na Ayurveda Prana, Tejas e Ojas representam a energia dos doshas a circular pelas nadis, o nosso corpo é como um circuito com vários pontos de ligação e uma corrente.
Gosto de comparar o nosso corpo a um quadro de distribuição eléctrico:
. Um quadro precisa de receber energia de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a um ou maiscircuitos - Um corpo precisa de receber energia da alimentação, do ar que respiramos, das trocas com as pessoas que estamos, da própria meditação, das horas de sono...e precisa de distribui-la por todos os nossos canais para nutrir todos os tecidos e conseguirmos passa-la para as nossas actividades, para fazermos troca com quem estamos, ou para criarmos qualquer coisa na nossa vida.
. Os disjuntores servem para proteger os circuitos que alimentam as cargas - As doenças servem para nos avisar quando algo no quadro não está bem a fim de proteger os circuitos que alimentam a nossa energia.
Para o corpo estar em harmonia temos que ter em atenção todos estes elementos:
O prana que vamos buscar à energia do sol, às actividades que nos fazem sentir realizados e tambem à comida que ingerimos, (alimentos crus por exemplo têm mais prana porque a nível energético ainda não lhes foi retirada energia, quando um alimento é cozinhado está a mudar a sua constituição e a perder nutrientes, logo perde prana também).*
Tejas é considerado na ayurveda o oitavo tecido, ajuda a coordenar os tecidos, os órgãos, a vibração da aura, o brilho dos olhos, a intuição e a sabedoria.
Ojas por sua vez está ligado a toda a força do nossos sistema imunitário. A forma mais subtil de kapha (água e terra). A nivel de Alma ojas é responsável pela manifestação de uma frequência mais alta, calma, estabilidade, felicidade e harmonia. Sendo ojas também responsável pela lubrificação do sistema nervoso, estando em desequilíbrio está relacionado com o medo, estados de depressão e insegurança.
Quando estes elementos estão em equilíbrio, sentimo-nos energéticos, vibrantes, o sistema imunitário está forte assim como a boa forma física.
Em termos práticos, isto significa que para a nossa energia vital estar em harmonia o trabalho é diário, os alimentos que consumimos precisam de cerca de 35 dias para serem completamente digeridos e metabolizados pelo organismo, assim como os alimentos, também os nossos pensamentos e todas as acções e eventos que pretendamos que aconteçam na nossa vida. Todos eles precisam de energia e tempo para ser construídos e isto representa uma atitude diária de respeito e harmonia com a nossa Alma.
Esta atitude de respeito por nós mesmos é que vai desencadear a concretização dos nossos desejos mais profundos, dos sonhos que queremos realizar e da pessoa que queremos ser e amar quando nos olhamos ao espelho.

Então aqui deparamo-nos com uma das grandes aprendizagens da alma, que o budismo se refere como uma das mais importantes conquistas para a harmonia interior.
A disciplina.
A disciplina consiste na prática resiliente e consciente da acção com um propósito final de realização.
Sem ela acredito que nada na nossa vida possa ser construído.
A disciplina é o que nos faz fazer 10 minutos de meditação antes de ir dormir, a disciplina é o que nos faz estudar para passar num exame, a disciplina é a responsável por criarmos um hábito novo.
Escolha os alimentos mais certos para a sua constituição, dedique-se a alimentação como uma parte integrante do seu corpo. Os alimentos que escolhe vão reflectir aquilo que é, vão ser transformados em tecidos, em pensamentos.
Escolha o exercício que mais se adequa a si: tem uma profissão muito yang? Está sempre a correr, a sua mente não para, precisa de descansar.... Escolha práticas que lhe reequilibrem o lado yin. Se pelo contrário está todo o dia à secretária e sente que o seu corpo está estagnado escolha práticas yang.
Como terapeuta sinto que há 3 pilares para manter e aumentar a nossa energia vital:
1- Prática diária de meditação e exercício (sejam os exercícios yoga, pilates, kickboxing, natação ou andar de cavalo)
2-Nutrição
3- Horas de sono
Mantendo diariamente estes três pilares tudo o resto começa a resolver-se. A partir da meditação desenvolvemos compaixão, libertação, conexão. O exercício permite a energia estagnada começar a movimentar-se. A nutrição vai dar-nos a energia suficiente e os nutrientes parar criar pensamentos harmoniosos e uma boa condição física.
As horas de sono vão permitir-nos repor toda a energia que não foi resposta assim como regular todas as funções do nosso organismo.
E todos eles estão interligados, se dormir mas não comer bem,pode ter falta de nutrientes ou os níveis hormonais desregulados e não conseguir tirar proveito do sono.
Se não praticar exercício pode sentir-se demasiado agitado mesmo que durma... etc.
Boas práticas
Com Amor,
Kate







Comentários