top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

Chocolate e São Tomé e Príncipe...

O chocolate é a minha sobremesa preferida... mas não é um chocolate qualquer, é o chocolate de São Tomé e Príncipe.

Descobri o chocolate de São Tomé quando estava a trabalhar na Ilha de Principe... e confesso que a minha paixão pelas pepitas de cacau foi tão forte que comia todas as manhãs na muesli do pequeno-almoço, para dar energia e aumentar os niveis de serotonina.


  A Ilha do Príncipe pertence à Reserva Mundial da Biosfera declarada pela Unesco. É uma ilha linda com cerca de 6700 habitantes, com uma fauna intocável e de uma beleza única.


ree

O cacau de São Tomé e Príncipe é considerado um dos melhores chocolates do mundo. O processamento do cacau é diferente, as sementes são separadas à mão e desidratadas de forma natural em tabuleiros abertos sobre grandes fornos de lenha.

      Hoje em dia o cacau representa cerca de 90% da exportação do país, e na ilha o maior produtor de chocolate chama-se Claudio Corallo.



ree

ree

ree

Claudio Corallo é um italiano que conhece São Tomé como a palma da sua mão. Apaixonou-se pela ilha e, em meados de 1998, decidiu cultivar cacau e produzir chocolate. Hoje dá emprego a mais de 400 pessoas, na fábrica de São Tomé e na plantação no Príncipe. Todo o processo é realizado pelos seus trabalhadores, o cultivo, a apanha, a separação, a desidratação e a fabricação dos chocolates.



ree

Quando o chocolate vendido não é biológico tem em média 30 pesticidas e é processado por máquinas e misturado com outros ingredientes, perdendo a qualidade e os benefícios da fava do cacau. No caso da marca do Claudio Corallo, as plantas do cacau ainda são as antigas plantas que haviam na ilha. A maioria dos chocolates de hoje comercializados provêm de plantas que foram geneticamente modificadas, deixando para trás a essência do verdadeiro cacau.


  As favas de cacau são ricas em epicatequinas, antioxidantes também presentes no chá verde que previnem o desenvolvimento de células cancerígenas. Quando as plantas são modificadas a estrutura da planta em si é interrompida, deixando para trás muitas das suas propriedades terapêuticas.



ree

Em Lisboa a loja Corallo fica no Príncipe Real, um espaço por si só apetecível, assim que entra vai sentir o delicioso cheiro no ar a chocolate quente e os seus olhos vão perder-se nos diversos tipos de chocolate e texturas únicas que nos apresentam.

.

Com Amor, Kate

Comentários


bottom of page