top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

Endometriose uma doença silênciosa entre as mulheres

A endometriose é uma doença crónica que atinge cerca de 1 em cada 10 mulheres em idade fértil.

Esta doença é dolorosa, silênciosa e crítica para muitas mulheres, pois deixam de conseguir fazer a rotina habitual, devido às dores e cansaço extremas. 

  O endométrio é a membrana que reveste a parede uterina, durante o mês esta membrana vai ganhando espessura e descamando e é expelida através da menstruação. O que acontece nesta doença, é que um tecido semelhante ao do endométrio implanta-se noutras regiões como nos intestinos, ovários, trompas, bexiga... e quando isto acontece o nosso organismo não consegue realizar o processo normal, e essa massa começa a ganhar mais espessura e a tornar-se benigna.



ree

"Uma doença silênciosa que se estima afetar cerca de 178 milhões de mulheres em todo o mundo."



Sintomas:

-Dor durante ou após o acto sexual

-Dor pré-menstrual (dispareunia)

-Cólicas menstruais (dismenorréia)

-Dificuldade em engravidar

-Diarréia ou prisão de ventre

-Sangramento menstrual intenso

-Fadiga

-Dores na região lombar

-Inchaço abdominal


Tratamento

O tratamento pode ser feito de várias maneiras, seja por pílulas anticoncepcionais, analgésicos, tratamento hormonal ou cirurgia. A nível das terapias complementares a acupuntura tem demonstrado resultados no alívio dos sintomas associados.

Para problemas relacionados com infertilidade recomendo a Dra Radmila Jovanovic que tem ajudado muitas mulheres que sofrem desta patologia e em casos de infertilidade.

 Nós mulheres por vezes tentamos resistir às dores, achamos que é normal sofrer de dores menstruais, de cólicas, de alterações de humor constantes e até por vezes aceitamos as dores durante o acto sexual por pensarmos que "é por sermos mulheres", mas não é, não podemos aceitar a dor, o desconforto e a dor não são "normais". Temos que escutar o nosso corpo e a mensagem que este nos quere transmitir antes que seja tarde de mais.


Com amor,

Kate

Comentários


bottom of page