Fitoterapia para a mulher
- Kate Sotero
- 6 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2019
Hoje decidi escrever-vos um pouco sobre algumas plantas indicadas para a saúde das mulheres. Muitas de nós sofremos de sintomas pré-menstruais, menstruais ou sintomas da menopausa que nos deixam com fadiga, dores, enxaquecas e má disposição.
O balanço das nossas hormonas não é sempre o mesmo, alguns factores como o stress, o número de horas de sono, má postura, alimentação, falta de água, mudanças de temperatura e de estação influenciam o nosso equílibrio fisiológico.

Aqui seguem algumas plantas que podemos usar para balançar os nossos ciclos:
Calêndula: Esta linda flor laranja, originária do sul da Europa é uma planta medicinal que era muito utilizada nos mosteiros durante a idade média.
Devido aos seus óleos essências impede o desenvolvimento de bactérias e fungos, inibe as inflamações, fortalece o sistema imunitário, ajuda a secreção biliar e elimina os gases. É muito utilizada em chá no alívio das dores menstruais, gases, cólicas, problemas de pele e vesícula. Deve ser tomada uma semana antes da menstruação e durante todos os dias da menstruação para evitar cólicas menstruais. Pode também ser usada em saladas.
Folhas de amora-silvestre: As amoras-silvestres para além de serem deliciosas têm imensas propriedades medicinais. O chá das suas folhas era usado na antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos. No entanto existem várias espécies, até agora a mais indicada para problemas menstruais é a Rubus fruticosus. Ricas em taninos e flavonóides são um ótimo rejuvenescedor.
O chá das folhas de amora é usado como remédio caseiro para aliviar os problemas de menstruação, dismenorreia, tosse, bronquite e inflamações na boca.

Onagra: A Onagra é das minhas flores preferidas, devo dizer que me salvou várias vezes de fortes dores menstruais! É nativa da América do Norte, e é uma planta rica em ácidos gordos essenciais que se encontram principalmente nas sementes, os ácidos gama-linolénicos presentes na Onagra actuam como anti-reumáticos, são relaxantes no síndroma pré-menstrual e nas dores da menopausa. Aconselha-se a toma em cápsulas uma semana antes e no decorrer dos ciclos. Eu tomo todos os anos durante 6 meses seguidos.
Maca: A planta Maca é originária do Peru, semelhante a um nabo as principais propriedades estão na sua raiz. É conhecida pelos seus nutrientes como os esteróis, minerias essenciais, aminoácidos e oligoelementos. Estudos recentes mostram que a maca alívia os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa, melhora a fertilidade, aumenta a líbido e regula o sistema hormonal sendo útil também em casos de depressões. O pó desta planta não deve ser consumido em excesso.
Alfazema: A Alfazema é nativa do Mediterrâneo, com um cheiro intenso que afasta insectos é usada à centenas de anos. Devido às suas propriedades rica em óleos essenciais, ácidos tânicos, flavonóides, fitoesteróis e cumarina, a Alfazema é muito usada em estados de perturbações nervosas, dores de cabeças, cólicas, flatulência, problemas intestinais, sintomas pré-menopausa e dores menstruais. Pode ser usada em chá, óleo essencial (misturando com um óleo base como sésamo, azeite ou grainha de uva) para massagens ou para fazer banhos antes de ir dormir.
A alfazema melhora também a circulação sanguínea e a psoríase.
Shatavari: Esta planta também conhecida como aspargus, ajudou-me muito no meu pós-parto no equilíbrio hormonal. Dentro dos inúmeros benefícios para a mulher destaca-se o aumenta da produção de leite materno, ser um poderoso anti-oxidante (previne o envelhecimento precoce da pele), melhora o nosso sistema-imunitário, tranquiliza a mente e devolve-nos o foco, alivia gases intestinais, reduz os níveis de açúcar no sangue, ajuda a tratar problemas relacionados com o sistema nervoso central e é uma planta altamente revitalizante.
Rhodiola: A "raiz do ártico", como também é chamada, era consumida pelos imperadores chineses para prevenirem doenças e focarem-se nas estratégias para liderar. A Rhodiola aumenta o desempenho cognitivo, diminui os níveis de cortisol, diminui a ansiedade, melhora a memória e previne a depressão.
Com Amor,
Kate







Comentários