top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram

Osteopatia Pediátrica

A Osteopatia pediátrica ajuda a corrigir as alterações músculo-esqueléticas no recém-nascido, após o parto e durante o crescimento do bebé. Quando o parto é mais difícil, em casos de cesariana, recurso a forceps, ventosas, gravidez de gémeos, quando é muito longo ou a criança não se encontra na posição ideal para o nascimento, por vezes ocorrem alterações no sistema músculo-esquelético do bebé.

Nos últimos meses tenho conhecido algumas mães que recorreram a um Osteopata especializado em pediatria para tratar distúrbios como as cólicas, mau posicionamento da cabeça e o bolçar excessivo.


A Osteopata Vanessa Faria Lopes, especializada em osteopatia pediátrica, explica como: «Um dos ossos sujeito a grandes forças de compressão pelas contracções, bem como pela passagem pelo canal vaginal, é o occipital (osso do crânio), que se encontra situado acima da primeira vértebra cervical (pescoço). Entre o occipital e o pescoço encontra-se um pequeno espaço designado por foramen jugular. Daqui saem quatro nervos cranianos, os quais são responsáveis pela enervação do palato, da faringe, cordas vocais, base da língua, função respiratória, ritmo cardíaco e grande parte do aparelho digestivo. Se as forças do parto comprimirem o occipital, isso implicará uma compressão sobre estes quatro nervos. Isto pode originar cólicas, refluxo gástrico, bolçar excessivo, dificuldade na sucção e alteração do ritmo respiratório e cardíaco».



ree

Na primeira consulta, o Osteopata vai fazer primeiro uma anamnese sobre a gravidez, o parto e os hábitos do bebé. Depois o bebé é colocado numa marquesa onde vai ser observado, palpado e serão feitos alguns reajustes.


Quando recorrer a uma consulta de Osteopatia Pediátrica:

. Como check-up pós-parto;

. Torcicolos congénitos e posturais;

. Dificuldade em dormir;

. Cólicas;

. Bolçar excessivo;

. Obstipação;

. Otite;

. Alterações da forma do crânio;

. Alterações do plexo branquial;

. Alteração de alinhamento dos membros inferiores;

. Hiperatividade;

. Dificuldades na sucção;

. Rinite;

. Sinusite;

. Diminuição da coordenação motora.

Com Amor,

Kate

Comentários


bottom of page