Fadiga Supra-Renal
- Kate Sotero
- 20 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de set. de 2019
As glândulas supra-renais são glândulas endócrinas, segregam hormonas que são enviadas para a corrente sanguínea e situam-se por cima dos rins. Produzem algumas hormonas como o cortisol e a adrenalina, e têm um papel muito importante na conversão de proteínas e gorduras em glicose, para além de que, são também elas que regulam a produção de hormonas como o estrogénio e a testosterona. Estas pequenas glândulas são um ponto-chave para o equilíbrio do nosso organismo, pois como são elas as responsáveis pela regulação da libertação do cortisol e da adrenalina, quando sofrem uma hiperactividade (devido ao stress por exemplo) por um longo período de tempo, começam a ficar cansadas, deixando de libertar estas hormonas na quantidade suficiente.

O cortisol é uma hormona muito importante para a nossa saúde geral, porque ajuda a reduzir as inflamações, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, equilibra o nosso sistema imunitário assim como ajuda a regular a pressão arterial. No entanto o cortisol é também chamado como "a hormona do stress", isto porque o stress aumenta a produção de cortisol. Durante o dia os níveis de cortisol variam consoante as nossas actividades diárias e os nossos níveis de serotonina, de manhã por exemplo os níveis são mais elevados e ao longo do dia vão diminuindo (a não ser que trabalhe à noite e neste caso os níveis tendem a ser diferentes).
Quando os nossos níveis de cortisol estão abaixo do normal podem surgir alguns sintomas como:
- Cansaço
- Desejo por doces
- Pensamentos depressivos
- Dermatite atópica
Quando estes estão acima do normal podem surgir alguns sintomas como: - Lapsos de memória
- Menos disposição para ter relações sexuais
- Dificuldade em ganhar massa muscular
- Menstruação irregular
- Tendência para ganhar peso.
No parto muitas vezes as supra-renais ficam exaustas, levando a um descontrolo hormonal que depois se reflecte na perda de cabelo, unhas quebradiças, aumento de peso, frio, níveis instáveis de açúcar no sangue entre outros sintomas que são efeitos colaterais de um impacto notório da fadiga supra-renal.

Sintomas de fadiga supra-renal:
- Sente que tem excesso de suor.
- Sente-se cansado mesmo após ter dormido as horas normais.
- Dificuldade em adormecer apesar do cansaço.
- Sente-se cansado ao logo do dia mas quando chega a casa tem um pico de energia (isto acontece porque as glândulas supra-renais guardam as suas reservas durante o dia caso surja alguma emergência, quando chega a casa elas sentem que estão em um ambiente seguro, libertando essas reservas que lhe vão dar um pico de energia extra)
- Sede fora do comum (se bebe muita água e mesmo assim continua com esta sensação de sede, pode ser por ter os níveis de sódio, potássio e glucose desregulados, algumas bebidas como a água de coco, sumo de aipo e maçã vão ajudar).
- Pressão arterial baixa
Alimentos a evitar:
- Alimentos que contenham glúten
- Açúcares (tirando os naturalmente presentes na fruta)
- Lacticínios
- Refrigerantes e alimentos processados
Alguns alimentos específicos como a maçã, o aipo, tâmaras, alperces, abacate, batata doce, beterraba, damasco, banana ou a beterraba, são também importantes para equilibrar os níveis de sódio e potássio no nosso organismo, que muitas vezes sofrem um desequilíbrio quando existe fadiga supra-renal.
Blogs que recomendo sobre este tema:
Com Amor,
Kate







Comentários